Design, conforto, dirigibilidade e tecnologia, a mais nova geração chega a Brusque
O Novo Ford Focus, que traz ao Brasil a mais atual tendência mundial de design e tecnologia e é a terceira geração de um ícone da indústria automobilística, já está na Ford Copal, em Brusque. Ele chegou na tarde de quinta-feira, 9, e já está disponível para a realização do "Fun Drive". Inicialmente, está em Brusque a versão sedan. Nos próximos dias, o hatch também chegará na Ford Copal. "Totalmente novo, é uma evolução em busca da perfeição. Lançado simultaneamente com a Europa, o Novo Ford Focus traz uma plataforma global que agrega qualidade ao prazer de dirigir", explica o diretor da Ford Copal, Leandro Zen.
O novo Ford Focus chega nos modelos Sedan (4 portas) e Hatch (5 portas), disponíveis nas versões GLX e GHIA, com três anos de garantia e motor Duratec 2.0 L a gasolina, de 145 cv, com câmbio manual de 5 velocidades ou a nova transmissão automática seqüencial de 4 velocidades.
O lançamento do Novo Ford Focus na América do Sul, simultaneamente à Europa, é um marco na indústria automobilística brasileira. O seu projeto reflete a integração da Engenharia local às tecnologias globais da Ford, com o compartilhamento de experiências para o desenvolvimento de um produto superior em design, dirigibilidade e qualidade.
Projetado sobre uma nova plataforma global, oferece grande aproveitamento de espaço interno e muito conforto. O Novo Ford Focus recebeu uma carroceria moderna que prima pela sofisticação no modelo Sedan e pela esportividade no Hatch.
Seu design é arrojado, sem perder a funcionalidade. Desenvolvido sob o novo conceito Kinetic Design da Ford, presente nos mais modernos automóveis da marca, o Novo Ford Focus tem presença marcante sob qualquer ângulo de visão. O exterior se destaca pelo porte, beleza e linhas arrojadas. O interior possui excelente ergonomia e altíssimo padrão de qualidade nos seus materiais, garantindo um refinamento superior na categoria.
As tecnologias de última geração presentes no Novo Ford Focus são voltadas para o conforto, a segurança e a qualidade de condução. Ele introduz no segmento o Ford Power - partida sem chave; ar-condicionado automático e digital com controle individual de temperatura para o motorista e o passageiro; computador de bordo com múltiplas funções; sensor de estacionamento traseiro; sistema de som Sony com MP3, entrada auxiliar, USB, conexão para iPod e Bluetooth. Conta ainda com o novo comando de voz para telefone, rádio e ar-condicionado.
Na parte de segurança, o Novo Ford Focus traz de série freios ABS equipados com distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD) e controle de frenagem em curvas (CBC); um sistema de luzes de alerta em frenagens com alta desaceleração; faróis halógenos de grande poder de iluminação; e espelhos retrovisores externos com dupla curvatura, aquecidos e com piscas integrados, que evitam o embaçamento e reduzem os pontos cegos.
A dirigibilidade do Novo Ford Focus é aprimorada pelo sistema de direção com assistência eletro-hidráulica, que conta com três opções de condução (Normal, Conforto e Esporte); pela suspensão dianteira e traseira independentes, com buchas hidráulicas; e pela transmissão automática seqüencial de 4 velocidades, que permite operar no modo automático ou no modo manual seqüencial.
Além dessas novidades, o Novo Ford Focus oferece uma ampla oferta de equipamentos, como teto solar elétrico, piloto automático, abertura elétrica do porta-malas e da tampa de combustível, console dianteiro com descansa-braço integrado, coluna de direção ajustável e bancos em couro.
"É um veículo completo, que coloca o Ford Focus novamente à frente do seu segmento", indica Zen.
Qualidade dinâmica
O prazer de dirigir e de viajar no Novo Ford Focus é resultado do apuro de sua qualidade dinâmica, que a Engenharia da Ford desenvolveu com base em fatores objetivos e subjetivos. O alto nível de silêncio interno é um dos atributos que contribuem para essa percepção. A precisão de montagem e a utilização de materiais nobres são outros cuidados que eliminam pontos de vibração e aspereza. O trabalho acústico feito em todo o veículo resulta no melhor nível de silêncio interno da categoria.
O desenvolvimento do conjunto mecânico dá ao Novo Ford Focus a melhor qualidade de condução entre os carros médios. O casamento motor-transmissão, tanto no modelo automático como no manual, é um diferencial importante. A transmissão automática seqüencial Ford é a grande novidade. Ela permite tanto trocas automáticas como manuais, unindo o conforto e a esportividade dos dois sistemas.
A dirigibilidade do Novo Ford Focus é altamente eficiente com a utilização da nova geração do potente e econômico motor Duratec HE 2.0 L, com uma potência de 145 cv tanto na versão com transmissão manual como na automática. Esse propulsor recebeu avanços que incluem pistões revestidos de teflon, calibração de componentes e atendimento à norma de emissões Conama L-5, que entra em vigor em 2009. Além disso, oferece os melhores resultados em economia de combustível.
Essa característica de carro bom de dirigir é reforçada por outros desenvolvimentos de engenharia. A direção com assistência eletro-hidráulica possibilita três opções de regulagem e esforço progressivo de acordo com a velocidade. A suspensão, independente também na traseira, aliada a um novo sistema de isolação do chassi, é dimensionada para oferecer o melhor compromisso entre conforto e estabilidade.
A eficiência do sistema de freios do Novo Ford Focus é superior à dos concorrentes nas comparações de distância de frenagem e estabilidade. Um dos responsáveis por isso é a utilização, inédita no segmento, da nova geração de freios ABS, que além da distribuição eletrônica de frenagem incorpora o controle de frenagem em curvas.


